4.26.2010

Dormir

Sempre fui uma super dorminhoca, sabe? Daquelas que se pudesse, dormia muuuuuuuito! Desde que a Babi nasceu, e eu comecei a fazer o curso, tenho dormido em media, umas 5h por dia. Para completar, a Babi esta com um padrao de sono bem esquisito. Algumas noites, acorda as 2, 3h da manha, e fica acordada por ate 3h. Nao, ela nao dorme muito durante o dia. Hoje acordou as 3h mais cedo que o seu normal. Ai durante o dia, fica azedinha, coitada, pois esta cansada.... As vezes penso que pode ser dente. Mas ai nenhum dente vem. Outras vezes recorro a mamadeira: as vezes funciona, as vezes nao.  E voces, maes, ja passaram por isto? O que fazer?

10 comments:

  1. Na minha experiencia e opiniao (e saiba que eu sou "sleep nazi"), essa historia de crianca que dorme muito durante o dia nao dorme nada durante a noite é balela. Pelo menos até os 3 anos nunca foi aqui assim: quanto mais eles dormem mas eles dormem. Sleep begets sleep.
    Todos nos temos ciclos de sono e acordamos no meio da noite tambem, mas logo nos colocamos a dormir (ou nao) e a mesma coisa acontece com a crianca. Eu acredito que se vc nao deixar a crinaca sozinha para aprender a se colocar pra dormir, ela sempre vai precisar de vc (ou da chupeta, do dedo, etc) entao eu nao vou de madrugada a nao ser que eu saiba que eles estao doentes (ou se está algo desesperador, eu confiro se tem coco na fralda), mas eu nunca dou leite durante a noite nesta altura do campeonato (de novo com excessao quando estao doentes e sei que nao comeram nada durante o dia), porque eles nao estao com fome, soh querem voltar a dormir.

    Nas fases que o Tomas comeca acordar mais durante a noite (e o Andre quando era menor tambem), eu presto atencao nos naps e nao deixo perder nenhum, fico rigida com horarios e com certeza coloco mais cedo na cama a noite, Que horas ela estah indo dormir? As vezes eh isso.

    Dormir bem é essencial na vida de todos nos, mas principalmente deles pois é durante um sono restorativo que eles processam os aprendizados de quando estao acordados e bem sabemos que nesta idade eles aprendem mil coisas a cada segundo.

    Hope that helps!

    Bjs.

    ReplyDelete
  2. Felizmente a C dorme a noite todo, mas as vezes acorda no meio da noite e quer festa, eu nao sei pq. Nao eh frequente mas acontece. Dai tento fazer ela dormir, e evito colocar ela na nossa cama, para nao criar o habito e deixo a luz apagada. Nao sei se isso vai te ajudar, mas eh o que eu faco, e funciona. Tambem estou interessada em outras tecnicas. Ela ta linda na foto. bjs

    ReplyDelete
  3. Sempre tive problemas com o sono dos meus filhos,eles acordavam varias vezes mas era porque acostumaram a dormir com a mamadeira,entao se acordavam por qualquer coisinha,so voltavam a dormir com a mamadeira,mas nunca ficaram acordados por horas assim,dizem que dormir de dia e fundamental para se ter um bom sono a noite,as vezes muito cansaco tambm atrapalha o sono noturno,e tambem deixar gastar energia a tarde...boa sorte amiga!

    ReplyDelete
  4. Queridas, obrigada! Fe, nao consigo ser como voce... rsrsrs... a B tem duas naps durante o dia de no maximo 1,5h cada. Nao deixo passar disto. Ela vai dormir as 830/9pm. nao consigo fazer ela dormir antes, pq eu vou dormir muito tarde (tipo 3am) estudando. E quando eu consigo.... Sera que e dente???? faco ela dormir mais nas naps???? bjs

    ReplyDelete
  5. Menina, se meus filhos vao dormir as 9 eu acabo com meu casamento jah que eu vou pra cama as 10. Hahahahhahah.

    Os naps nao estao ruins (o Tomas geralmente tem um nap bom de mais ou menos 2 horas de manha e outro depois do almoco e se o da tarde eh muito ruim eu ainda tento fazer ele tirar um "snap", short nap, de 30 minutos para aguentar ateh o jantar), mas acho que dependendo da hora que ela acorda, como a Elaine disse, pode ser que ela estah tao cansada que nao estah conseguindo dormir bem...

    ReplyDelete
  6. Na verdade ela dorme bem durante o dia... 1 a 1,5h cada nap. A noite quando ela acorda, eu primeiro tento colocar a chupeta, e acalma la. Se nao funciona, ai pego no colo (depois de um tempo). A ultima opcao, depois de algumas horas e a mamadeira. Uma vez fiz o teste e dei mamadeira antes e ela dormiu antes. Ela nao tem engordado tanto, apesar de dar comida mamadeira, yogurte, colocar manteiga na comida. Sera que tem alguma coisa relacionada?????
    Carol, tambem nao coloco luizinha para ela tambem....
    bjs e muito obrigada!!!

    ReplyDelete
  7. Fe, se eu for dormir as 10, eu que acabo com meu casamento! rs rs rs rs quando eu durmo a meia noite, meu marido acha cedo!!! Mas tambem eu acordo umas 9h ne? (se a Babi deixar....)
    A Babi tinha 3 naps, mas ai a medica acho melhor tirar a 3a para que ela "incluisse o sono " a noite....
    bjs

    ReplyDelete
  8. Cada criança é diferente da outra. O B. aqui anda meio enjoado e eu acho que é por causa de dentes também.
    Mas pode ser tanta coisa: mudança de ambiente, temperatura, saudade de colinho...
    Por aqui eu sempre coloco uma música clássica ( em piano, de preferência), uma mamadeira, chupeta e um colinho. Se não funciona, saio do quarto e dou uma volta, mudo o ambiente para depois voltar e ninar. Fiz assim com o Ciro e a Lu- deu certo. Com o B também anda funcionando quando ele resolve mudar os horários.
    Não sei, mas creio que não deixar a criança chorar muito é o mais saudável.
    Mas vai passar logo, logo.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  9. Hahahahahah. Boa!

    O Tomas estah num regime de engorda porque ele tambem nao estah engordando ( e vc tem que lembrar que a comparacao deles sao os standards americanos e as criancas aqui sao MUITO maiores, nao sei o seu marido, mas nos dois aqui somos pequenos e o Andre SEMPRE foi magrela) o importante eh: ela estah alcancando milestones? Essa idade eles ficam MUITO ativos, jah que estao se preparando pra andar, entao eh normal dar uma estacionada (ou caida) no peso, duvido que seja isso.
    Sinceramente eu acho que ela estah acordando porque quer sua atencao e vc estah dando, entao ela nao vai parar enquanto vc nao parar. De boba essa B nao tem nada neh?

    ReplyDelete
  10. Paty, Concordo com varias coisas que a Frenanda falou. Nao sou la uma entendia mas tento fazer coisas que acho certo, como colocar na cama e deixar se ajeitar para dormir, nem que isso custe um chorinho. As vezes fico no sofa no escuro sem ela ver ate ela dormir, no escuro e dai saio, mas nao gosto dessa coisa de fazer dormir no colo, antes deitava ela no meu lado e fazia ela dormir. Mas dai meu marido sempre dizia vai acostumar mal, e acho que ele tinha razao, mas ela era tao pequeninha. Mas se ta doente eh diferente. Dou mamadeira antes de dormir, e o bico so para dormir. Bom como vou me livrar do bico na hora de dormir,isso nao sei. A C as vezes se acporda depois de 1 h e da uma chorada, nao e frequente, nao tiro da cama fico chiii e paso a mal mas nao tiro da cama nem dou mamadeira, e ela segue dormindo. Durante o dia as vezes uso a tecnica do deixa chorar ate dormir, nao sei eh certo ou errado, mas ela tem que aprender que as vezes tem que dormir na hora de dormir, e que estou ali do lado ou na volta mas nao vou tirar ela da cama. Bjs

    ReplyDelete

Obrigada pelos seus comentários! Thank you for your comments!