8.27.2008

Tributo para Elizabeth Zimmermann

Para quem gosta de ler blogs de fora, ou está no Ravelry, deve ter visto a grande onda em cima da Elizabeth Zimmermann. Para quem não conhece, ou nunca ouviu falar, ela é TUDO isto e mais um pouco... Uma mulher que revolucionou o mundo do tricô, a maneira de pensar, a maneira de se tricotar, uma mulher invadora.

Elizabeth nasceu na Inglaterra, e foi casada com o alemão Arnold. Eles foram para os Estados Unidos em 1937. Em 1949, eles se mudaram para Milwaukee, já que Arnold era um "brewmaster". Durante estes tempo, EZ dedicou seu tempo para sua família, incluindos seus filhos: Tom, Meg (Meg Swansen, outra famosa tricoteira!) e Lloie. Tricotar sempre fez parte de sua vida, provendo aos seus filhos peças quentes para suportar o frio de Milwaukee (que fica bem ao norte dos Estados Unidos, quase fronteira com o Canadá).

Ela começou tricotando da maneira Inglesa (ou seja, o fio sendo segurado com a mão direita). Rapidamente, ela mudou sua forma de tricotar para a maneira Continental (segurando o fio com a mão esquerda). Desta forma, ela poderia tricotar com duas cores facilmente, segurando cada fio de cada cor, com uma mão....

Suas inovações para o mundo do tricô são vastas:
  • EPS: Sistema de Percentuais de Elizabeth, para casacos
  • BSJ: Baby Suprise Jacket, um casaquinho feito de aumentos e dimuições, que de uma maneira mágica, transforma-se em um casaco lindo para bebês.
  • Thumb Trick: uma maneira inovadora de se construir o dedão nas luvas sem dedo (mittens)
  • I-cord: hoje muito comum entre nós tricoteiras, e que cada vez mais vem sendo difundido...
O mais importante foi a maneira com que ela nos fez repensar a maneira de fazer tricô. Infelizmente, os livros dela ainda não estão disponíveis em português. Na Amazon, você encontra todos. Comece sua coleação com o Knitting Without Tears (minha sugestão).
Este livro ensina noções básicas do tricô, e algumas receitas fáceis se serem seguidas (muitas vezes com desenhos feitos pela própria Elizabeth.

Boa leitura, e divirta-se!

3 comments:

  1. Adorei o texto, Paty. Realmente a EZ é tudo de bom. E como é bom poder ter os livros dela na nossa coleção, não é?
    bjinhos

    ReplyDelete
  2. Paty:

    Eu tenho esse livro e é muito bom mesmo! Outra coisa: encomendei etiquetas na Haco Virtual, depois de conhecer a empresa pelo seu blog e elas chegaram rapidinho. Obrigada pela sugestão!

    Bjs,

    Cris

    ReplyDelete
  3. Olá Paty , blog de tricô tambem é cultura !!!! já tinha lido algumas coisas da EZ ,mais isto aqui está bem completo !!!Obrigadissima!!!!

    ReplyDelete

Obrigada pelos seus comentários! Thank you for your comments!